domingo, maio 03, 2009

DISCREPAR CON BEIRAS

Concordo con Beiras en que hai dous modelos. Discrepo en que só o seu sexa o de esquerdas. Discrepo humildemente e dende o máximo respeito a quen enriquece enormemente o debate. Eu defendo outro modelo para o BNG.

Keynesianismo Verde

Glosa(s) encol da esquerda (imaxinaria) V. "Pro domo nostra"

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro nygards,

a tua defesa do keynesianismo verde fai que as tuas posturas sejam as de die gruenen, porém não seria nem die linke nem o do SPD o teu modelo, mas o do Partido Verde Europeo que, este sim, defende no económico o keynesianismo verde.

No entanto, adolece das mesmas incongruências que o neoliberalismo: esquece totalmente os limites da natureza. Fala(s) de consumo, crescimento económico... segue(s) instalado na economia crematística.

Igualmente recomendo-te lecturas de H. Daly, coma esta: http://www.feasta.org/documents/feastareview/daly.htm

Boa leitura....

P.S.: O debate económico real está no "limits to grothw", na existência do crescimento deseconómico ou não. Aí o keynesianismo verde não aporta soluções reias. Por certo, as políticas dos países nórdicos nem foram keynesianas apenas. Igual que agora (e assim veremos) também não o são (islândia, noruega...)

11:59 AM  
Anonymous Carlos David González said...

Eu tamén discrepo. O soberanismo non foi a razón do avance electoral do BNG nos 90. De feito, a chave estivo na moderación, e a ausencia do PSdG, claro.
Aí, nun perfil más nidiamente socialdemócrata, é donde residen as futuras opciópn do BNG de artellar unah amaioría de país.

12:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ao anterior, o BNG não perdeu por nada mais que as formas: nem ideologia, nem politicas aplicadas, nem soberanismo. Perdeu por:

1. Aproveitar do fraguismo o que sempre se denostou: propaganda barateira com os bailes dos maiores, subvenções aos jornais (o quin mesmo lhe dava noraboas à Voz (sic)...), não-regeneração da tvg, criação de administração paralela, impossibilidade de chegar a pactos com o psdeg além de se repartirem o poder (o bigoverno foi real!)... e aí o bng leva anos nessa dinámica. Lembro no 99 com três alcaides do bng (vigo, ferrol e ponte vedra) a prxe do de vigo e ferrol (governar para todos, diziam... lembrais o castrillo na processão do santo cristo!!?) eis o resultado. Lembro o Lores tirando as subvenções às touradas, não pondo placas da C.Esp., sem ir à ofrenda floral à Peregrina... na seguinte quase obtém a maioria. Ao BNG exígese-lhe (porque nós o pedimos) regeneração democrática no governo, independentemente da política e o bng não o fiz.

2. No BNG existe(ia) a crença de: quem vota ao bng já sempre o faz ou mesmo o rural vota poder. Isso guiou a política dos últimos dez anos. Quando em concelhos "de sempre" do bng este perdia o pode não era por nadfa mais que por cupla "dos outros", de enganos, de "arribistas" ou mesmo dos "outros" no BNG.

O resto (a ideologia que tenha o bng) é para un modelo de país, mas o bng foi 2ª força, com alta participação da juventude e o voto urbano (o mais dinâmico) e perdeu todo.

De certo o BNG deve repensar que fazer em:

- língua e nação. Somos nação sem língua? Aceitamos uma Galiza com amplas capas no castelhano sem passo ao galego?
- militância e filiação: seguiremos pedindo "credenciais" aos novos militantes? Seguirá-se olhando a outros do bng como adversários?
- soberania: que modelo queremos? mais autogoverno? e isso que é? soberania compartida? com quem, com espanha, com a ue? e espanha, que é para nós? aceitamos uma Hespanha ou já nem isso? E Portugal?
- acreditamos na u nidade galegoportuguesa ou não e cono? aceitamos os pequenos avanços ou só nos val uma revolução?
- O mais importante: aceitamos o nosso povo, trataremos como iguais aos do pp e os do psdeg ou seguiremos a vê-los como inimigos, como responsáveis de todo, como "os outros"? Seguiremos a visualizar o PP como "a peste"?
- Perderemos os clichès do passado: estrela e demais ou não?

Relembro: o bng perdeu pelas formas, mas nem só nestes quatro annos, mas já desde 2001 (e beiras já estav -alguém cria que era entendível tanto jantar com fraga?-).

12:30 PM  
Blogger Nygard said...

Anónimo, lerei, con tempo, o artigo que indicas. Obrigado

1:08 PM  

Postar um comentário

<< Home

Esta web apoia á iniciativa dun dominio galego propio (.gal) en Internet Esta web apoia á iniciativa dun dominio galego propio (.gal) en Internet